Cursos 24 Horas

Cursos Online

Cursos Online

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nutricionista diz que o saudável é fazer mais refeições e variadas

Dietas com redução de gorduras, com redução de carboidratos, dieta só de frutas, dieta de duas semanas e de três horas. Há milhares de títulos que falam sobre essas e muitas outras dietas que prometem emagrecer rapidamente e uma vida mais saudável. Mas afinal, o que é comer direito? Para responder a essa pergunta, o UOL News recebeu nesta sexta-feira a nutricionista Sonia Buongermino de Souza, doutora em saúde pública e professora da USP.

Para ela, as pessoas buscam estas dietas - acessíveis em diversos lugares - porque são "receitas" que prometem resultados rápidos. O mito da magreza que existe hoje em dia e os problemas da obesidade incentivam a busca por estas dietas que não atendem as necessidades dos indivíduos, já que o nosso organismo necessita de uma série de nutrientes - em maior ou menor quantidade.

"Nós não encontramos todos os nutrientes nas quantidades necessárias em um, dois ou três tipos de alimentos - que é o que a maior parte dessas dietas propõe. O que a gente precisa é comer de tudo, ter uma alimentação o mais variada possível, porque isto sim vai garantir que você receba todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas", explicou.

Segunda a nutricionista, é possível comer direito e o grande problema não é a qualidade do que se come e sim a quantidade. "Na verdade as pessoas estão ficando obesas e tendo problemas cardiovasculares porque estão comendo errado; grande quantidade de alimentos - ricos em gordura e carboidratos. E desta forma a pessoa vai engordar mesmo e ter problemas", analisou.

Leia abaixo as perguntas e respostas do bate-papo.

(02:41:55) Verônica fala para Sônia Buongermino: qual a maneira mais saudável de emagrecer, mas sem se privar de jantar, por exemplo?

(02:48:34) Sônia Buongermino: Verônica, na verdade não é para cortar refeição nenhuma, o ideal é que se faça de 5 a 6 refeições por dia, porque desta forma você vai passar um tempo menor sem comer. Espaçando as refeições você vai ficar um tempo muito longo sem comer e depois vai descontar na próxima refeição e comer muito mais. Coma de tudo em cada uma das refeições, mas reduza a quantidade do que você está habituada a comer, isto já vai ajudar. Mas não se esqueça de variar e comer de tudo.


(02:41:55) Laurinha fala para Sônia Buongermino: doutora, estou 4 quilos acima do peso que gostaria de estar. Gostaria de saber o que a senhora acha da dieta do Hospital das Clínicas e se vale à pena fazê-la - se ela é realmente diferente das demais. Gostaria de saber também se a senhora conhece um produto chamado Hoodia. Eu acabo de adquirir um e gostaria de saber se ele é recomendável. Obrigada.

(02:50:57) Sônia Buongermino: Laurinha, em relação ao produto, eu não conheço. Não sou do Hospital das Clínicas, mas sei que existe um programa lá, um trabalho de acompanhamento inclusive com os próprios funcionários que estão fazendo esta dieta e com certeza deve ser uma dieta equilibrada, que vai te fornecer todos os nutrientes. Pode fazer sim a dieta porque conheço muito bem o grupo de nutrição do HC. Mas quatro quilos não é algo tão difícil de perder, com certeza se você se controlar e reduzir um pouco a quantidade do que você come, já vai te ajudar. Faça exercícios físicos.


(02:44:14) Dan fala para Sônia Buongermino: Tenho um problema para ganhar peso. Não tenho muito tempo para comer, mas faço 3 refeições e agora estou tomando massa e fazendo musculação, mas ainda assim, está difícil. Quero ganhar 10 quilos, o que faço?

(02:53:39) Sônia Buongermino: Dan, Eu imagino que você queira aumentar a massa muscular, sem ganhar gordura. Acho que neste caso, talvez você deva aumentar o número de refeições e ingerir maior quantidade de comida, talvez comer mais frutas e iogurtes entre as refeições te ajude, acrescente alimentos entre as principais refeições. Talvez até ingerir fontes de carboidratos e doces, mas não sou partidária de suplementos; tudo o que você precisa, pode encontrar nos alimentos.


(02:44:21) Flávia fala para Sônia Buongermino: Boa tarde, doutora! Gostaria que a senhora me indicasse uma refeição ideal, como ela deve ser composta? E é verdade que o café da manhã deve ser a principal refeição do dia?

(02:56:12) Sônia Buongermino: Flávia, isto é um mito dos americanos, porque todas as refeições são importantes. O que se recomenda é que você não perca nenhuma refeição durante o dia. Uma refeição ideal precisa ser composta de diferentes nutrientes, três macronutrientes são fundamentais porque são as fontes calóricas do nosso organismo; proteína, gordura e carboidratos. Numa refeição completa você deve ter uma boa fonte de proteína, uma boa fonte de carboidratos e uma pequena quantidade de gordura. O ideal é que cada refeição forneça um conjunto de alimentos variados que forneçam estes nutrientes e para complementar, uma fruta ou vegetais para atender também a questão dos sais minerais.


(02:46:46) Aline fala para Sônia Buongermino: Sônia, boa tarde. Sou ovo-lacto vegetariana há 1 ano e meio e gostaria de saber quais os alimentos e em que quantidade não podem faltar no meu dia a dia para uma boa alimentação?

(03:01:11) Sônia Buongermino: Aline, se você é ovo-lactovegetariana acho que você deve comer uma gama bem grande de vegetais na sua alimentação. O que falta na sua dieta é a carne que tem dois nutrientes muito importantes: o ferro e a vitamina B12 - é possível que ocorra uma deficiência desses nutrientes no seu organismo. Pensando no ferro, você deve comer alimentos ricos no mineral, vegetais como feijão e lentilha têm ferro, mas é importante que junto você também ingira algum alimento com vitamina C - porque isto facilitar a absorção do ferro - que não é bem absorvido com tanta facilidade como o ferro da carne. Vegetais verde-escuros também são bons, mas precisa também tomar um suco ou comer uma fruta que contenha vitamina C. Quanto à vitamina B12 - que não existe em nenhum outro alimento - você pode periodicamente fazer uma dosagem para reposição - via medicamentosa - com orientação médica.


(02:47:33) Paula fala para Sônia Buongermino: O chá verde é eficaz no emagrecimento? Qual é o limite máximo permitido por dia?

(03:02:30) Sônia Buongermino: Paula, não existe nenhum chá e nenhuma erva eficaz para o emagrecimento; isto é um mito. Algumas pessoas atribuem emagrecimento ao chá, mas esta pessoa também deve estar seguindo alguma dieta. Tomar chá é bom para hidratação.


(02:48:54) kkaqui fala para Sônia Buongermino: Com o passar dos anos a gente costuma engordar, não é? Vejo fotos minhas e de amigos que ganharam peso na última década... qual é a maneira mais saudável para evitar esses quilinhos a mais?

(03:06:23) Sônia Buongermino: kkaqui, com o envelhecimento, o metabolismo fica mesmo mais lento... na verdade é preciso se cuidar antes deste processo acontecer. Não se deve diminuir a atividade física após a adolescência, por exemplo, porque parece que as pessoas costumam continuar comendo como na adolescência - que é a fase de desenvolvimento - mas diminuem os exercícios. A questão é se prevenir e manter a atividade física. A boa alimentação deve estar somada aos exercícios físicos.


(02:49:28) AnaPatty fala para Sônia Buongermino: Oi Sônia, tenho 1,65 peso 42,8 kg, fiz exames para saber se tenho alguma coisa, não deu nada.Gostaria de saber quais tipos de alimentos poderia comer para engordar.

(03:11:10) Sônia Buongermino: AnaPatty, acho que você precisa ganhar peso mesmo, mas é preciso aumentar bastante a sua ingestão calórica; coma numa quantidade maior, inclua e distribua as refeições, coma bem. Os alimentos que engordam mais são os carboidratos e ao invés de ingerir alimentos desnatados, prefira os integrais. Coma mais e saudável, mas nesta situação, eu procuraria uma orientação profissional, procure um nutricionista para montar um cardápio ideal para você.


(02:50:29) Daninha fala para Sônia Buongermino: O Brasil é o maior consumidor de remédios para emagrecer, eles fazem efeito? O que a senhora pensa sobre eles?

(03:14:16) Sônia Buongermino: Daninha, em princípio sou contra. Mas existem situações específicas - com avaliação médica - em é a pessoa tem um problema de metabolismo e então precisa tomar remédio. Mas esta é a menor proporção dos casos, na maioria das vezes as pessoas são gordas porque abusam da comida. A questão dos remédios é que as pessoas ficam esperando milagres e não adianta somente tomar o remédio, também é preciso mudar a alimentação. Todos os medicamentos têm efeitos colaterais, eles podem ter um efeito inicial, mas e depois? Se parar o remédio vai acabar engordando de novo. O ideal é mexer na dieta e fazer exercícios físicos.


(02:51:27) Maria Célia fala para Sônia Buongermino: doutora, eu queria saber se a melhor dieta é se alimentar a cada três horas?

(03:14:54) Sônia Buongermino: Maria Célia, se você fizer as três principais refeições do dia - café, almoço e jantar - e imaginar um lanche entre estas refeições, acaba dando mais ou menos este intervalo de 3 horas, que é o tempo suficiente para você fazer a digestão de uma refeição equilibrada e comer alguma coisa.


(02:57:02) lyndynha pergunta para Sônia Buongermino: doutora, eu até consigo fazer uma dieta equilibrada, mais o meu problema e a ansiedade, sou muito ansiosa e nervosa e aí acabo descontando tudo na comida, às vezes eu até chego a vomitar pois como demais, isso acontece umas 2 vezes por semana. O que faço, devo procurar um médico?

(03:16:37) Sônia Buongermino: lyndynha, eu acho que sim; com certeza você deve procurar um médico para descobrir porque você vomita tanto. A pessoa ansiosa desconta mesmo na comida, é uma forma de aliviar a tensão. Não dá para te dizer coma isto ou aquilo, este é um caso típico em que você precisa procurar um médico e fazer um controle desta ansiedade. Procure um médico.


(03:13:17) Gordura Saturada fala para Sônia Buongermino: Olá doutora, eu tomo muita água, as vezes chego a tomar de 1 a 1,5 litros de água só no período da manhã, já me falaram q isso pode ser um principio de diabete, e outros já me falaram que isso é normal. Muita água faz mal?

(03:18:49) Sônia Buongermino: Gordura Saturada, o diabético descompensado sente muita sede, mas também urina bastante e perde muito peso, estes são os sintomas. Primeira coisa, se você está com dúvida se tem ou não diabetes, é preciso procurar um médico, em qualquer centro de saúde é possível fazer um teste de glicemia - para ver se está alterada. Quanto à questão da água, se este é o único fato, eu não vejo problema; a recomendação é este volume para todo o dia, mas a quantidade de água não faz mal não, principalmente no verão.

Nenhum comentário: