Cursos 24 Horas

Cursos Online

Cursos Online

domingo, 6 de novembro de 2011

O teste da barriga

O teste da barriga

Antônio Marinho

Cientistas de Harvard descobriram que, na guerra dos sexos, o maior adversário do homem não é a mulher e sim... a barriga! Pesquisa feita por urologistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos EUA, com 1.981 homens mostrou que aqueles com mais de 105 centímetros de cintura têm o dobro de chances de ter problemas de ereção do que os que estão abaixo dos 85 centímetros de diâmetro. E mais: qualquer centímetro acima dos 105 aumenta o risco de hipertensão e diabetes, doenças que prejudicam o desempenho sexual porque dificultam a circulação sangüínea na região genital. O estudo, feito pelo médico Eric Rimm, causou sensação na conferência anual da Associação Urológica Americana, em Atlanta.

- A impotência ronda os barrigudos porque é um dos primeiros sintomas de uma doença cardiovascular. Estes homens têm menos fôlego e são, na maioria, sedentários. Pesquisas comprovam que os sedentários têm chance 40% maior de ter problemas de ereção do que os que se exercitam pelo menos meia hora diariamente - diz Rimm.

O urologista brasileiro Marcio Sister, especializado em andrologia, diz que a pesquisa americana é facilmente verificável nos consultórios brasileiros. E acrescenta que homens com cintura grande, sobretudo obesos, têm dificuldade para tudo e não só para o sexo.

- Os barrigudos precisam de mais sangue oxigenado para movimentar mais massa muscular. Isto impede o fluxo para o pênis. Na cama, o homem, ao se movimentar, precisa de mais sangue e reduz o fluxo que deveria ir para a região pélvica, produzindo ereção - explica.

Os barrigudos, é claro, protestam. Com a fita métrica ao redor do abdômen, o comerciante Fábio Costa, de 42 anos, reconhece que sua barriga, de 125 centímetros, está ‘‘um pouco acima’’ da medida recomendada. Ele já sentiu o peso do excesso, mas não atribui eventuais fracassos sexuais à adiposidade ao redor do umbigo:

- Já falhei duas ou três vezes, mas acho isso normal. Homens sem barriga também falham... O motivo não foi a barriga... Há dias que um homem está mais disposto e outros não...

Maurício Gomes, de 32 anos, é outro que também não admite que sua barriga, de 125 centímetros, interfira na performance sexual:

- Quando faço amor com minha mulher, ela só reclama do meu peso. Não posso ficar por cima. Mas nunca houve queixa do meu desempenho. Há muitas posições diferentes para fazer amor e a barriga é até um estímulo para a nossa criatividade...

O humorista Bussunda, do "Casseta e Planeta Urgente", se diz surpreso com a pesquisa. E garante que sua proeminente barriga, que ele não deixa medir, nunca atrapalhou seu desempenho:

- Nunca tive problemas. Meu desempenho é ótimo. Só haveria transtorno se a minha mulher também tivesse barriga. Aí sim, seria complicado. Nesse caso, poderia atrapalhar - brinca.

Especialistas ensinam como perder a barriga

A gordura localizada na cintura é mais perigosa porque tem componentes metabólicos que levam à hipertensão, ao colesterol alto e ao aumento da resistência à insulina. Perder a barriga não é tarefa simples, mas há várias alternativas. Antes, porém, é preciso saber se a barriga é causada pelo excesso de gordura, por má postura e flacidez na região abdominal. O primeiro passo e o mais importante é iniciar dieta equilibrada, com pouca gordura. Outra medida é fazer atividade física ao menos três vezes por semana.

- Quando a barriga aparece devido ao enfraquecimento da parede abdominal, a pessoa deve fazer principalmente exercícios localizados. Além da atividade aeróbica, como caminhada, bicicleta e natação, recomendo de oito a 15 abdominais, com intervalos de 15 a 30 segundos entre as séries. O abdominal no aparelho exige maior esforço - ensina o professor Eduardo Cossenza, da Rio Sport Center.

O professor Roberto Simão, da Downtown Fitness, recomenda um programa de musculação com até três séries de oito a doze repetições. Ele explica que o aumento da massa muscular permite que a taxa metabólica se mantenha alta. Desta forma, a pessoa gasta mais gordura em repouso.

- É fundamental fortalecer a parede abdominal. As abdominais devem ser feitas em três séries de, no máximo, 20 repetições. Não se deve esquecer a carga de exercício aeróbico: o trabalho muscular deve ser feito entre 20 e 40 minutos, com esforço entre 55% e 75% da freqüência cardíaca máxima - diz Simão.

Já o professor Gustavo Feijó, da Ibeas Top Club, afirma que a atividade aeróbica deve ser feita no mínimo três vezes por semana. Pode ser caminhada, corrida, natação, bicicleta ou spinning. Nesta modalidade, é possível perder mais de 500kcal numa hora:

- Essas atividades diminuem a barriga porque proporcionam queima de gordura. As abdominais para os iniciantes devem ser feitas em quatro séries de 15, três vezes por semana - explica.

Norberto Monteiro, professor da Pro Limits Health Club, diz que é difícil perder a barriga só com abdominais:

- O trabalho aeróbico deve ser feito numa intensidade que a pessoa possa, por exemplo, conversar com alguém ao seu lado enquanto pratica o exercício. É a atividade que estimula o organismo a usar a gordura como combustível.

A endocrinologista Eliane Pupin, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, tem uma boa notícia para o sexo masculino. Ela diz que os homens têm maior facilidade para perder a barriga que as mulheres, porque não sofrem alterações hormonais que favorecem o acúmulo de gordura no abdômen:

- Perder a barriga não é uma questão estética, mas de saúde. O tamanho da circunferência reflete o quanto há de gordura acumulada nos outros órgãos. Um abdômen proeminente pode estar associado não só à alimentação, mas a problema postural e à maneira errada de respirar.

Ela lembra que, além de dieta e atividade física, pode-se perder mais facilmente a barriga com as técnicas de mesoterapia e eletrolipólise.

- A eletrolipólise usa princípios da acupuntura e atua destruindo as células de gordura, que é eliminada naturalmente pela urina. A sessão dura cerca de 50 minutos. A mesoterapia complementa e consiste na injeção de substâncias que destroem a gordura. É possível perder até dez centímetros de diâmetro em dez sessões - diz Eliane.

Há outras opções para os homens que não gostam de se exercitar, como a indermoterapia, a lipoescultura, a vibrolipoaspiração e a cirurgia de abdominoplastia. Segundo o cirurgião Horácio Cellette, da Clínica Jean Yves Esthétique e do Hospital Miguel Couto, estas são também alternativas para eliminar a barriga.

- Se o acúmulo é apenas de gordura e se não houver excesso de pele, a técnica ideal é a lipoescultura, que foi aprimorada pela vibrolipoescultura - diz o cirurgião.

Quando há excesso de pele, ou o que se chama de "abdômen em avental", a solução é a plástica de abdômen. Os casos mais leves são resolvidos com a indermoterapia, realizado com auxílio de máquina a vácuo.

Tratamentos disponíveis

INDERMOTERAPIA: Indicada nos casos leves e realizada com máquina a vácuo, que faz compressão. A sessão dura 50 minutos e o tratamento dura de três a seis meses. Uma sessão custa cerca de R$ 70.

LIPOESCULTURA: Consiste na retirada do excesso de gordura por meio de aspiração com cânulas. Há opção da vibrolipoaspiração, com um aparelho movido a nitrogênio ou ar comprimido. Não há contra-indicações, desde que o paciente esteja em boas condições de saúde. A recuperação ocorre em cinco dias. Deve-se evitar exposição solar

Nenhum comentário: